Copenhagen – COP15
Finalmente Chegou a conferência de Copenhagen.
A partir de amanhã o seu futuro estará sendo decidido.
Em resumão a conferência de Copenhagen COP15 é uma reunião organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir e definir as metas de redução de carbono para as próximas decadas.
Pra mim é um dejavu de Kyoto que alias foi um fracasso e nenhuma meta de redução de carbono foi atingida. Os EUA e a Australia DES-assinaram o protocolo. Eu nunca vi esse negocio de falar que vai fazer depois muda de ideia. Entretanto, parece que agora é serio, espero.
Na minha humilde opinião sem querer gerar uma nova teoria da conspiração esta conferência é uma grande luta por poder. Traduzindo é uma forma de ganhar eleição e fazer dinheiro.
Quem não gosta de Poder e Dinheiro.
Enfim, que é a favor do Climate Change ganha votos. Hoje ta na moda. Uns anos atrás era coisa de quem gosta de abraçar arvore.
Desta forma da pra entender porque a esquerda se apega tanto ao assunto e tem capitalizado bem nisso. Aqui na Australia Kevin Rudd ganhou um belo de uns votos assim como Obama nos EUA.
Eu não atrevo a dizer se o clima não esta mudando ou vai mudar e quais são as causas e consequencias. Isso pra mim ninguem sabe e o melhor computador do mundo trava se todas as possiveis variáveis foram colocadas no modelo.
Eu acho que muito mais importante que a alegada mudança climática é a questão da eficiencia ambiental e da melhor utilização dos recursos. Não duvido também a possibilidade que se alguma mudança climatica existe ela nem é causada pelo ser humano. Seguindo essa linha pode ser que isso não tem nenhuma relação com a emissão de carbono. Que é o foco de todo o esforço.
Nesse caso, se isso realmente for verdade, pelo menos toda esta historia valera a pena apenas pra ganhar dinheiro e eleição. Enquanto as pessoas se aproveitam da oportunidade o mundo assiste o fim da raça humana.
Existem varias evidencias que confirmam a minha teoria. Exemplo é empresas que visa o lucro apoiar a conferencia. Se quem visa o lucro esta apoiando é porque tem oportunidade de ganhar dinheiro.
O movimento ambiental é “velho”. O Greenpeace foi fundado em 1971 bem antes do primeiro choque do petroleo. Rachel Carson publicou Silent Spring em 1962. De la pra ca, apesar da emissão de carbono ter aumentado em termos absolutos mas em termos relativos, ha controversias. Isso porque o progresso chegou em mais casas o mundo hoje é bem mais EFICIENTE. Explico isso mais adiante.
Pra mim muito mais importante que o Climate Change é a questão da eficiencia. Existe outros nomes pra isso como produtividade, ou fazer mais com menos.
Isso é mais importante do que discutir se a quantidade de concentração de carbono tem que ser 450ppm ou 550ppm ou quantos centimetros o oceano vai subir. Pra mim isso só é assunto interessante pra cientista que quer uma verbinha pra sua pesquisa que alias hoje tem de sobra. Deve ser por isso que so publicam pesquisa a favor da mudança climatica e nao contra.
Falar em contra se você gostaria de ouvir um bom argumento contra o Climate Change eu recomendo este video.
O argumento faz sentido e é forte. Lord Christopher Monckton é quem da a palestra. Ele era assessor da Margaret Tachear na decada de 80. Não acredito que isso tire suas credenciais para comentar sobre assunto, mesmo porque seu ponto é baseado em fatos e dados, assim como quem é a favor do climate change. Eu particularmente acho que o discurso do Lord é mais bem fundamentado que o do Al Gore.
O post já esta de bom tamanho e acho melhor partir para a conclusão.
Meu ponto em toda essa discussão é que mudanças so acontecerão quando interesse sufiente é canalizado para o assunto. Isso pode ser politico, economico ou os dois.
Esta evidente que chegou um ponto de muita mudança nessa area “ambiental” e climate change, chame o que voce quiser simplesmente por questões de interesses.
Um grande exemplo é o petroleo que indiscutivelmente até hoje é a forma de produção de energia mais “eficiente” do ponto de vista economico, logistico, armazenamento, praticidade e enquanto o oleo preto existir em abundancia continuara sendo a melhor solução energetica. Isso so mudará quando o custo se tornar inviavel devido a simples diminuição da oferta. Entao coisas mais interessantes economicamete como carros eletricos, híbridos, plastico organico surgirão em massa pois sera uma alternativa viavel.
Tem muito interesse em jogo e acho ingenuidade acreditar que querem salvar o mundo e por isso estao fazendo estas mudanças.
Acho bem provavel que criem metas para que o mundo passe a emitir menos carbono e caso queiram atropelar o ajuste natural do mercado… isso invariavelmente e tera um custo monetario devido a algumas mudanças nao ter viabilidade economica. Entao, espere que vai doer no nosso bolso.
Por hoje é isso.
O programa de imigração qualificada na Austrália

Como eu escreví no post anterior, assunto para comentar é o que não falta. Na última semana de Setembro, uma das manchetes mais faladas aqui na Austrália, foi sobre o crescimento populacional. O país finalmente chegou a marca de 22 milhões de habitantes. O grande porém, é que esse crescimento está sendo bem mais acelerado que o previsto 10 anos atrás pelo ABS (Australian Bareau of Statistics), que é a versão aussie do IBGE:
Aussie population to top 22m ’soon’
Australia’s population is set to overtake the 22 million mark shortly after lunchtime on Thursday, a demographer predicts.
…
At the present rate of growth – one million extra people every 27 months – Australia’s population will reach 40 million people by 2050, Mr McCrindle said.A decade ago, the ABS was forecasting a population of 23.5 million by 2051 with a one per cent annual population growth.
Tradução
População australiana atingirá 22 milhões ‘logo’
A população da Austrália está pronta para ultrapassar a marca de 22 milhões um pouco depois da hora do almoço na quinta, demógrafo prevê.
…
Na presente taxa de crescimento – um milhão a mais de pessoas a cada 27 meses – a população da Austrália irá atingir 40 milhões de pessoas em 2050, diz o Sr. McCrindle.Uma década atrás, o ABS estava prevendo uma população de 23.5 milhões em 2051 com um por cento de crescimento populacional anual.
E quando fala-se de crescimento populacional, o outro assunto que vem sempre a tona é a política de imigração. Lí vários artigos sobre o assunto, mas vou colocar um que saiu no SMH um pouco antes:
The world’s population growth is slowing, but Australia’s has accelerated to record levels. In the past four years, almost without us noticing, immigration into this country has soared to levels never seen before – at a time when employment is falling.
…
You can sense it on the trains, on the streets of cities such as Melbourne. It’s surfacing in letters, columns and on talkback radio. The immigration debate is back. Its ripples have yet to reach federal politics, but they will.Monash University demographer Bob Birrell has been monitoring immigration for decades. He’s never seen anything like it before. “It’s astonishing what’s happening, but the Commonwealth has paid no attention to its consequences”, he says.
…
But this forecast is simply an extrapolation of current trends. No one knows what the population will be in 40 years. Treasury’s previous forecast, just two years ago, was for a population of 28 million. As demographer Katharine Betts has pointed out, future population levels are not inevitable. They are simply the outcome of government policies.
…
Birrell argues that the Government is caught in a time warp. “They’ve set up a very liberal set of rules without considering the consequences”, he says. “Where are the health facilities, the housing, the transport? There’s no environmental impact study on any of this. There’s no accountability.”
Tradução
O crescimento populacional do mundo está diminuindo, mas a da Austrália tem acelerado em nível record. Nos últimos 4 anos, quase sem percebermos, a imigração para o país tem aumentado para níveis jamais vistos antes – isso numa época que o índice de emprego está caindo.
…
Você pode sentir isso nos trens, nas ruas de cidades como Melbourne. Está aparecendo em cartas, colunas e programas de rádio. O debate da imigração está de volta. Suas ondas ainda estão para chegar na política federal, mas elas irão.O demógrafo, da Monash University, Bob Birrel tem monitorado a imigração há décadas. Ele nunca viu nada parecido antes. “É impressionante o que está acontecendo, mas a união não tem prestado atenção nas suas conseqüencias” diz ele.
…
Mas a previsão é simplesmente uma dedução do patamar atual. Ninguém sabe qual será a população em 40 anos. A previsão anterior do tesouro, apenas dois anos atrás, era para uma população de 28 milhões. Mas como a demógrafa Katharine Betts aponta, o níveis futuros de população não são inevitáveis. Elas são simplesmente o resultado das políticas do governo.
…
Birrell argumenta que o governo foi pego num túnel do tempo. “Eles criaram uma série de regras muito liberais sem considerar as consequencias” diz ele. “Onde estão a instalações médicas, as moradias, o transporte? Não existe nenhum estudo do impacto ambiental de nada disso. Não existe responsabilidade”
Não tenho dúvidas que esse debate colocado pelo artigo acima, foi o que forçou a mudança na atual política de imigração:
DIAC Slide in Changes to Australian Skilled Migration Visas
It looks as though the Australian Department of Immigration and Citizenship are using the blanket of red dust that is currently settling over Sydney to hide one or two changes they’ve made to the priority processing for Skilled Migration Visas that will affect many people immigrating to Australia as workers.
The changes were announced today with no prior warning. Nor were there any media releases from Senator Chris Evans’ Department or from the DIAC Newsroom.
The changes affect Skilled Australian Visas only and alters the priority processing procedure.
Tradução
DIAC faz mudanças nos vistos australianos de imigração qualificada
Parece que o departamento de imigração e cidadania está usando o lençol de poeira vermelha que está pairando sobre Sydney para esconder uma ou duas mudanças que eles fizeram na prioridade de processamento dos visto de imigração qualificada, e que afetarão muita gente imigrando para australia como trabalhadores.
As mudanças foram anunciadas hoje sem aviso prévio algum. Não houve nota oficial por parte do Senador Chris Evans e nem mesmo da sala de notícias do DIAC.
As mudanças afetam apenas os vistos de imigração qualificada e altera os procedimentos de prioridade de processamento.
É bom ler o artigo inteiro e checar o site do DIAC. Mas resumindo, quem tíver uma empresa patrocinando para o visto de permanencia ou está na lista de crítica de profissões em demanda, vai conseguir o visto em 12 meses. Mas quem estava aplicando pelo general, vai ter que esperar até 3 anos.
O interessante é o contraste do seguinte artigo também publicado no smh:
Migration ‘aids economic recovery’
Natural population growth and a steady migration rate are the unsung heroes of Australia’s economic resilience through the global financial crisis, new research suggests.
Tradução
Imigração ajuda na recuperação econômica
Crescimento natural da população e taxa constante de imigração são os herois esquecidos da resistência econômica durante a crise financeira global, nova pesquisa sugere.
Minha opinião sobre o assunto? Eu acho que imigração é um fator importantíssimo no crescimento econômico e desenvolvimento da Austrália. Mas tem que ser de forma pensada em termos de infraestrutura, e nos limites ambientais do país. Acho que as medidas do governo são corretas. Prioridade pra quem já vem empregado, ou está na lista crítica das profissões que o país precisa. Mas pisou na bola, porque também colocou no bolo quem já havia aplicado e pago valores exorbitantes na esperança de ter um visto em um ano.
Para falar a verdade eu não estou surpreso, pois os cortes nas cotas de imigração que foram anunciadas durante a crise já davam a entender que haveriam mudanças no programa.
O Brasil e as olimpíadas de 2016

Mais uma vez um grande obrigado ao Pedro por manter a bola rolando aqui no Talking Point. Eu ainda estou bem ocupado com as coisas no trabalho, mas logo logo vou voltar a escrever mais frequentemente. Aliás, assunto é o que não falta.
Aproveitando que essa semana vai ser anunciada a sede das Olimpíadas de 2016, resolví passar para indicar um artigo da Time sobre a candidatura do Brasil:
Rio’s Olympics Quest: Can It Handle the 2016 Games?
If life is fair, then the International Olympic Committee will next week declare that Brazil has been chosen to host the 2016 Summer Olympics and thus become the first South American nation to win one of sports’ greatest honors.
The other main contenders are the U.S., Spain and Japan, and they’ve all hosted the Olympics before. So, Brazilians, with their beaches, sun, and a vibrant economy whose recent performance has shamed many developing-world rivals, believe that Rio de Janiero — and South America — deserves the chance to show what it can do.
Tradução
A busca olímpica do Rio: Pode ela arcar com os jogos de 2016?
Se a vida é justa, então o Comitê Olímpico Internacional irá declarar na próxima semana que o Brasil foi escolhido para sediar as Olimpíadas de Verão de 2006, e então se tornar a primeira nação sulamericana a ganhar umas das maiores honras do esporte.
Os outros principais concorrentes são os EUA, Espanha e Japão, e todos já sediaram as olimpíadas antes. Então, os Brasileiros, com suas praias, sol, e uma economia vibrante cuja recente performance deixou muitos países em desenvolvimento envergonhados, acreditam que o Rio de Janeiro – e a América do Sul – merece a chance de mostrar o que é capaz de fazer.
O artigo começou super otimista, mas logo em seguida levantou todas promessas do Pan que não foram cumpridas. Eu acho que o Brasil tem chance. Mas se ganhar, tem que fazer tudo o que prometeu. Tem que parar de ser o país da promessa. Da eterna promessa de ser o país do futuro.
Eu fico na torcida. Mas não para ganhar. Mas para que se ganhar, o Brasil mude a sua imagem perante o mundo. E que seja visto como um país competente, e com gente séria, trabalhadora, capaz de ser palco dos maiores eventos esportivos do planeta.
As vésperas do G20 em Pittsburgh
Agora deve ser verdade.
A recessão acabou.
Não senti tanta firmeza na afirmação de Ben Bernanke. Ele usou a palavra BEM PROVAVEL, mas não disse que a recessão acabou categoricamente.
“US Federal Reserve chairman Ben Bernanke says it’s “very likely” the recession in the world’s biggest economy has ended.”
Muito embora, os fundamentos da economia não mostram recuperação.
O desemprego continua subindo, bancos quebrando, ainda. Ate agora 92 só este ano. Veja aqui a lista do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation)
Segundo a controversa analysta, Meredith Whineth a lista pode chegar a mais de 300.
E os foreclosures aumentando em níveis recordes.( Forclosure são bancos tomando posse de casa de quem deu calote na hipoteca.)
Enquanto isso… ontem… Obama deu mais um daqueles eloquentes discursos bem no aniversário de um ano que o Lehman Bros. quebrou. Quebrou devido ao fato de ter sito “escolhido” a não ser ajudado (bailed out). Existe muita controvérsia se deveria ou não ter deixado o banco quebrar. Uns dizem que foi injustiça outros acham que mereceu e foi “bom” ter quebrado.
Opinião pessoal: Acho que foi injustiça por ter escolhido um e não outro. Ou ajuda todo mundo ou deixa degringolar o sistema e deixa o mercado ajustar.
O tom do discurso de Obama foi aquele velho papinho que os bancos e Wall Street não aprenderam a lição e que tomaram muito risco e desta vez será diferente que eles serão mais bem regulados e bla bla bla e que ninguém deve ser complacente porque as coisas parecem estar voltando ao normal e blabla bla. Obama é muito bom e vomitar o obvio e tem funcionado.
Quem quiser ouvir na integra aqui vai o link
Obama também comenta do papel dos EUA no cenario global de liderança e no meio do discurso, nas entrelinhas, da uma explicação pra China porque quer manter valer as regras de comercio exterior, diga se de passagem uma regra protecionista.
So colocando um pouco de contexto. Obama reforçou uma tarifa de 35% de pneus importados da China para “garantir” 5000 empregos na industria e com isso gerou furia dos chineses e ao mesmo tempo abriu precedentes para outras industria pressionarem para que tenha outras tarifas protecionistas para garantir empregos. Se isso acontecer tem o risco de uma forte guerra comercial entre EUA e China.
Na reunião do G20, que será semana que vem em Pittsburgh, Obama terá muito o que explicar e negociar com Hu Jintao.
Enquanto isso, o mercado não para. As ações não param de subir, batendo recordes anuais. Ontem todos os principais indices nos EUA e ao redor do mundo fecharam nos niveis mais altos do ano.
Por um lado da pra entender o apetite por risco, pois o dinheiro esta bem barato com os juros a .25% nos EUA e relativamente ao redor do mundo. Isso é um total desincentivo a poupança então o apetite por risco esta aumentando. E como as noticias são boas! Porque deixar o dinheiro parado no banco rendendo só 0.25% ao ano.
Dito tudo isto gostaria de deixar minha opinião analizando quais são os possiveis cenários
O mercado estava a beira de um colapso e Bernanke veio com a seguinte estrategia. E isso ele comenta em uma recente entrevista dada no 60 minutes americano (recomendo assistir).
- Injetar dinheiro no mercado pra evitar o colapso e;
- Injetar dinheiro na economia pra estimular e dar um empurrãozinho.
O resultado, segundo Bernanke e Obama, é que a economia “parou de cair” e esta se “recuperando”. Alguns numeros realmente estão dizendo isso, principalmente desaceleração nas tendencias negativas.
Entretanto, o custo disto tudo é
- Aumento da divida (deficit publico)
Em consequencia disto, os prováveis cenarios, que estão muito em debate é Inflação ou Deflação.
O cenario da deflação esta meio que descartado, pois foi a lição aprendida na crise de 29. Em 29, porque o governo não interviu o suficientemente forte, o preço dos ativos despencaram e a econimia estagnou por quase uma decada.
Bernanke, então, esta imprimindo dinheiro e esta tentando transformar a deflação em um regime de preços estaveis. Ate agora esta funcionando e parece que os preços estao sob controle.
Se conseguir fazer isto será o genio da economia do milenio.
Muito embora, o risco da coisa degringolar é o seguinte.
O Banco central americano depende de poupança de outros paises para suportar a emissão de nova divida (Fed Bonds) para imprimir mais dinheiro.
Hoje quem banca issto é a China, Japão de outros paises emergentes que tem a balanca de pagamentos positiva. Assim Bernanke tem a teoria que ele tem fundos ilimitados. O quanto que ele quiser emitir de divida sempre tem alguem comprando. Por isso, ao mesmo tempo, ele pode manter a taxa de juros nos EUA baixa.
Nesse esquema que mora o perigo e é extremament vulnerável.
Enquanto a inflação nos EUA estiver sob controle, quem comprou os Feb Bonds não esta muito preocupado, mas se a inflação comecar a estourar vai ter uma corrida pra vender estes titulos o que fará com que o juros aumentarem nos EUA forçado pela queda na demanda por divida o que estimulara a poupança e os investimentos despencarão e com isso vai a bolsa pro vinagre.
Neste cenário, a meu ver, o mercado esta em um momento muito delicado.
O que tem acontecido nos bastidores no momento é o preco do Ouro testando niveis recordes historico. Como comentado no post anterior, Ouro é proteção contra inflação. Ao mesmo tempo está comecando um aumento nos juros nos EUA (yields subindo). Isso é um movimento que confirma o medo de um cenario inflacionario.
Tem se o medo que os numeros de inflação em Setembro/Outubro serão meio assutadores. Devido ao aumento forte das commodities este ano, que tem peso grande no calculo do indice de inflação.
Já foi comentado também que a China, Brasil, Russia e India estão pensando em criar um novo padrão mundial de moeda que não dependa do USDolar.
Será que este movimento são chineses comprando ouro e vendendo dolar? Não se sabe quem esta comprando um e quem esta vendendo o outro, mas o que o preco esta mostrando é exatamente isto.
Não estou dizendo que tudo isso vai ocorrer, mas são dois possiveis cenarios.
Sendo
1- Bernanke e Obama são genios e salvaram o mundo e não teremos uma nova depressão;
2- Apesar de terem tentado fortemente a coisa precisa ir pro vinagre pra comecar a melhorar e teremos uma outra forte desestabilização nos mercados.
Quem tem interesse em acompanhar esta questão do cenario inflacionário eu recomendo ler Michael Pento que vive comentando na Bloomberg e CNBC este cenário inflacionario e o risco dele ocorrer.

O G20 é sério?
Este final de semana em vespera de feriadão no Brasil (7 de Setembro) e dia do trabalho nos EUA o G20 (somente os ministro das finanças de cada país) esta em mais um daqueles encontros em Londres.
Acho que estes encontros no fim fica so pra Ingles ver. Os lideres mais poderosos do mundo acabam falando um monte de coisa interessante, ainda que em um discurso retórico, mas decisão dali não sai muito.
Lembro do comentario que coloquei no ultimo post do Sandro quando falou da ultimas reunião do G20 em Londres e aqui vão os bullet points que referi do AFR (Australian Financial Review) dos principais pontos de consenso.
- Reformas do sitema bancario mundial com enfase em incentivos de longo prazo v curto, maior necessidade de capital e controle de risco e isso nao necessariamente eh mais regulacao
- Jogo duro para os paraisos fiscais
- Jogo duro nos Headge Funds
- Cresce influencia dos Brics na mesa de decisao
- Menos barreiras comerciais
- Estimulo Fiscal
De certa forma alguns pontos tem sido seguidos como por exemplo estimulo fiscal. A meu ver até mais do que o necessário, pois sou da opinião que intervenção excessiva na economia distorce os mecanismos de mercados que são por natureza eficientes. Há controversias, mas essa discussão pode ser outro post.
O ponto mais difícil de implementar é a questão de gerenciamento de risco e diminuição de alavancagem dos bancos.
Alavancagem na linguagem contabil é Ativo/Patrimonio Liquido, ou seja o quanto um individuo ou entidade esta emprestando dinheiro para aumentar os ativos.
Exemplo: se eu tenho uma casa que vale 500mil dolares, tenho 100mil depositado no banco e tenho uma divida de hipoteca de 300 mil a minha alavancagem é.
500+100= 600 (ativo)
600-300= 300 (patrimonio liquido)
600/300= 2
No contabeles ou economes é equivalente a dizer que eu estou alavancado 2:1 (dois pra um)
Diria que 2:1 é algo saudavel e adminstravel contanto que o fluxo de caixa gerado pelo indivíduo, país ou empresa seja suficiente para pagar a divida. Logo os ativos serão sustentáveis e o patrimonio liquido aumenta ao longo do tempo, fazendo com que a entidade fique mais “rica”.
Para se ter uma idea é “normal” bancos estarem alavancados 30:1. Alguns bancos europeus em media tem uma alavancagem de 50 a 60 pra um.
Tipo bancos de renome com Deutsche Bank, Dresdner, SocGen, UBS tem uma media de alavancagem de 41:1.
Tomando o exemplo do individuo que tem uma casa e uma divida é como se fosse, mantendo todas as outras variaveis constantes, se ele tivesse uma divida de 590 mil ao inves de 300. Ou seja, depois que vendesse a casa no valor de mercado que atualmente é 500 e pagasse a divida, sobraria na mão apenas 10mil dolares.
É assim que banco funciona. Se um banco tem 1 milhão pra comecar uma operação eles podem movimentar 60 milhões ou mais.
Caiu a ficha?
Agora imagina um banco que esta alavancado em 60:1 e o seu ativo esta cheio de Mortgage Backed Secutity avaliado em 60 Bilhoes. Se o banco esta alavancado em 60:1 o patrimonio liquido é apenas 1bi. Isso é um exemplo extremo, só pra ilustrar o perigo e quão fragil o sistema é.
Se da uma quebra no mercado como ocorreu em Setembro do ano passado os 60 Bilhoes de ativos podem cair em valor muito rapido e o banco passa a ter um patrimonio liquido negativo e as ações do banco viram Pó. Isso foi mais ou menos o que aconteceu com o Lehman Bros.
Agora esta noticia da Reuters sobre este encontro do G20
Embora todos concordem que algo deve ser feito e não podem perder o momentum em fazer as reformas agora.
What’s been very important is the very strong support that the G20 expressed toward keeping momentum in the financial reform effort,” said Mario Draghi, the Bank of Italy governor who heads the Financial Stability Board, which the G20 has told to implement its financial reform agenda.
“Much has been done but ministers and governors recognized it’s not time for complacency and more is in the making,” Draghi said.
Mudar as regras em pratica não é facil e vai ser dificil convencer os bancos
Segundo um dos bancos eles já tem capital (patrimonio liquido) suficiente e estão de acordos com as regras da Basilea
“We are already holding more (capital) than we need to under the Basel II rules in anticipation of changes,” an investment bank official said.
Pra quem não sabe Basel rules são regras que define regras de capital minimo para manter o sistema solido. Quem define isto é o BIS (Bank of International Settlement) onde a sede fica na Basileia-Suissa, mas nem todos os bancos aderem as regras.
O mercado e a quebra de 2008 provou que as regras não servem pra nada a não ser se são adotadas ou se são tem alguem maquiando balanço por ai.
A controversia não é pequena como podem ver em outro artigo da Reuters
Os bancos são relutantes
“The idea of a simple leverage ratio to help anticipate financial crises is unlikely to work, European Central Bank governing council member Christian Noyer said on Tuesday.”
E sabem quem é que mais precisa das regras
Noyer said it was important for more countries to sign up to the Basel II capital rules and adoption by the United States was particularly urgent.
Vamos esperar pelo melhor.
Pra finalizar aqui vai a placa da conferencia de Bretton Woods quando foi firmado a valor do ouro em Dollar em 35 USD

Enquanto isso, o preco do Ouro esta explodindo.
Hoje esta beirando os 1000 e indo pra cima forte. Aumento de 2757% em 65 anos. Isso da em media 5.29% ao ano em 65 anos, mais ou menos a inflação media no periodo. Se descontar a inflação o preço do ouro mais alto foi no final da decada de 70 quando chegou o equivalente em dinheiros de hoje em mais de 2000. Isso indica que o ouro ainda esta muito barato, ainda mais se os numeros de inflação começarem a piorar.
Ha especulações que terá inflação em breve e ninguem quer ver o seu patrimonio desaparecer. Metais preciosos sempre foram a melhor forma de manter seguro o patrimonio em tempos de inflação.
A New Normal
Cumprindo o prometido aqui vai um novo post.
Comentarei aqui o investment outlook publicado pela PIMCO esta manha, na Australia.
Pra quem não sabe Pacific Investment Management Company (PIMCO) é o maior fundo de investimento em bonds do mundo. Os caras somente administram 750Bi de dolares.
Quem está trabalhando pra eles no momento é nada mais que Alan Grenspan, não preciso comentar o curriculo do garoto.
Quem quiser ler o relatorio na integra aqui vai o link
O investment outlook tem muito a ver com minha visão macroeconomica que coloco aqui no Blog e continuarei a colocar.
O principal comentario que ele coloca é que o secular bull market nos EUA acabou. ZIP. C’est fini. FINITO. IT IS OVER.
Só um pequeno parentese que o mercado de ações nos EUA teve uma fase de alta de 1982 até 2000-01 com a quebra de Nasdaq.
Logico que disse em outras palavras. Ele disse que nos estamos indo para uma nova fase que ele chomou de NEW NORMAL.
Nas palavras de Bill Gross
“if you are a child of the bull market, it’s time to grow up and become a chastened adult; it’s time to recognise that things have changed and that they will continue to change for the next – yes, the next 10 years and maybe even the next 20 years. We are heading into what we call the New Normal, which is a period of time in which economies grow very slowly as opposed to growing like weeds, the way children do; in which profits are relatively static; in which the government plays a significant role in terms of deficits and reregulation and control of the economy; in which the consumer stops shopping until he drops and begins, as they do in Japan (to be a little ghoulish), starts saving to the grave.”
Nesse novo contexto existe o fenomeno DDR. Delivering, Degoblalization and Reregulation. Esse novo modelo não se coaduna com o modelo de negocios Americano das ultimas 3 decadas.
Resumindo as caracteristicas principais do novo cenário são:
American-style capitalism and the making of paper instead of things.: Acabou a festa de Americano imprimir dinheiro pra comprar bujiganga de paises em desenvolvimento, ou desenvolvido. Achando que os fornecedores vão pra semrpe comprar titulos do tesouro americano com os superavits gerados
Private vs. public-driven growth.: Governo vai regular mais o mercado e a mão invisivel sai de cena
Global economic leader: China é o novo lider. Detalhe ja extensivamente comentado auqi.
United States housing and employment.: A recessão continua forte, pois o Americano nao tem poupança. Isso é fato e foi o que causou a crise la. As perspectivas não são boas pros gringos devido a ressaca de divida. O crescimento nos EUA estará no modo NEW NORMAL.
Nem tudo é noticia ruim. E não quero carregar o estigima de alguém pessimista.
Alias eu sou tremendamente otimista, so pra registro. Super pessimista com relação a atual crise e os EUA e tudo que aconteceu la, mas eu concordo em genero numero e grau com os pontos listados no artigo e ai vão eles.
1) Global policy rates will remain low for extended periods of time.: Acho que taxas de juros ficarão baixas por um tempo, pois a coisa não vai melhorar cedo. Minha dica é. Aproveite pra pagar as dividas. Não faça mais do que voce ja tem.
2) The extent and duration of quantitative easing, term financing and fiscal stimulation efforts are keys to future investment returns across a multitude of asset categories, both domestically and globally.: Esse é o ponto que concordo menos. Como capitalista acho que as coisas deveriam se reajustar com menos intervenção, mas não é o estilo de Bernanke e Obama. Então isso acho que é inevitável e espero que o resultado seja bom no final.
3) Investors should continue to anticipate and, if necessary, shake hands with government policies, utilising leverage and/or guarantees to their benefit.: Surfe na onda o Climate Change, compre commodities.
4) Asia and Asian-connected economies (Australia, Brazil) will dominate future global growth.: Essa é a ponte aérea que sempre quero estar. Casamento perfeito. Isso vale a pena um post so pra comentar isso. Prometo um dia… se possivel em greve.
5) The dollar is vulnerable on a long-term basis.: Amiguinho. O trade do seculo. Venda dollar e compre commodities. The green back is over. Say goodnight.

Bill Gross
A situação esta realmente melhorando?
Faz tempo que não posto aqui no blog por falta de um pouco de vergonha cara, pois tenho tido tempo, mas não disciplina.
Vou fazer um compromisso de postar mais frequente. Talvez nao terão posts tao elaborados ou tao grandes. Acho que as vezes quero colocar um post muito grande e acabo desanimando so em pensar.
Queria fazer um pequeno comentario sobre a atual situação economica nos EUA e que a situação, segundo a midia mainstream, diz que as coisas parecem estar melhorando e tudo mais como foi comentado aqui no blog em post anteriores sobre a crise.
Eu continuo cetico com relação a real melhora da economia e acho que as coisas não estão melhorando senão as custas de estímulos do governo e aumento de deficits. O que so confirma que o governo americano e a redor do mundo não aprenderam a lição. Inlfação a vista (isso é assunto para outro post).
A bolsa esta num rally sem precedentes e ja subiu mais de 40% desde o fundo do poço em março desde ano. So para ter uma idéia o retorno media anual da bolsa é de 12% ao ano. OK coloquemos um desconto que o mercado tinha caido cerca de 50% ao redor do mundo.
Mas os preços dos ativos na bolsa estão no mesmos niveis de outubro/novembro do ano passado.
O que estou questionando aqui é que a situacao de forma alguma esta melhor que o ano passado. Igual nao está e na minha opinião está pior.
O mercado tem recebido noticias de que as coisas estão piorando menos como noticia boa e que melhoras na economia causada por estimulos artificias como melhoras. O que, como foi dito, não significa nenhuma melhora… mas empurar com a barriga o problema mais pra frente.
Coloco aqui um artigo na AP
Meltdown 101: Why banks’ struggles have worsened
O artigo tras a atenção que a situação de bancos continua ruim e bancos estao quebrando e varios a beira de colapso.
No meio de tanto noticias “boas” passou despercebido mais uma quebra de um banco nos EUA: Colonial Bank
“The biggest failure this year: Colonial Bank, a heavy regional lender in real estate development based in Montgomery, Ala., which became the sixth-largest bank failure in U.S. history on Aug. 14. The Federal Deposit Insurance Corp. seized Colonial and sold its $20 billion in deposits, 346 branches in five states and about $22 billion of its assets to BB&T Corp.”
Ainda
Some analysts believe another 100 to 300 banks could fail before the crisis runs its course, largely because of souring loans for commercial real estate. The number of institutions on the FDIC’s internal “problem list”
Repare o negrito em COMMERCIAL REAL ESTATE.
Outra material interessante no 60 minutes versao Americana sobre a situação dos forclosures e pessoas dando calote.
Um gráfico publicado pelo Credit Suisse sobre o aumento eminente re-set de varias mortgage. E estão falando não mais de sub-prime. Ta pegando o mercado prime agora. Com os re-sets esta aumentando o default (calote).

Na linguagem leiga sao aquelas hipotecas que no primeiro ano os juros sao baixos e depois sao “re-set” para uma taxa de juros mais alta o que dificulta o pagamento.
O que esta acontecendo é que as pessoas já estão dando calote antes dos pagamentos aumentarem. Imagina quando aumentarem…
Nessa nova onda pode esperar que vem mais quebradeira e haja dinheiro pra imprimir pra livrar a barra de mais uma batelada de bando.
Se tem interesse aqui esta o video.
Porque “Brazil” pode ganhar o Miss Universo 2009
Como nao tem nada de interessante no jornal, pois a crise acabou e a bolsa (S&P ASX200) finalmente esta em mais de 4400 pontos.
Rompeu todas as resistencias e agora “to the moon”, sei …. mas mais disso em outro topico.
Mudando de assunto a melhor epoca do ano na programacao na TV, isso eu tenho certeza: O concurso de Miss Universo. Pelo menos eh o meu programa favorito.
Desde crianca quando assistia a seletiva na SBT o Silvio Santos fazendo a selecao da Miss Brasil nunca tirei o olho da telinha.
Brasil sempre famoso no concurso com Vera Fisher e Marta Rocha, mas nunca ganhou o concurso seja por uma quadrilzinho um pouco rechochudo da Marta Rocha na decada de 50 ou hoje pelas beldades nao falarem ingles basico minimo aceitavel.
Estava fazendo minha pre-analise das candidatas esse ano no site no MissUniverso e vi que pela beleza a Brasileira, Larissa Costa, teria boas chances e olhando no curriculo vi que eh fluente em Portugues (pelo menos isso) e Espanhol.
Mas quando assisti a entrevista eu achei que foi corajosa de dar a entrevista em Ingles. Miss em media ja tem dificuldade de falar na lingua natal, imagina em uma terceira lingua que nao eh fluente.
Ela fica muito mais original no sotaquinho nordestino. Super Charmosa.
Enfim valeu a tentativa.
Acho que todos os concursos que vi ultimamente na ultima rodada o que define e nao a beleza, mas a resposta que se da para as perguntas e como que a pessoa lida com a pressao do momento.
O Miss Universo hoje eh um evento, como todo outro, politicamente correto.
A Miss Universo sera uma embaixadora mundial que viajara pelo mundo promovendo coisas cool para o combate a pobreza e etc.
Olhando pelas candidatas me chamou a atencao no curriculo da Canadense que ela fala portugues fluente e o nome dela eh Mariana Valente. Descobripelo google que ela eh brasileira e fala ingles fluente, pois ela se mudou para o Canada com 12 anos.

Mariana Valente
Tem bastante desenvoltura na entrevista e eh muito bonita.
Acho que Canada sera novamente Miss Universo esta ano com mais uma garota importada, assim como foi a musa Russa em 2005, Natalie Glebova.

Natalie Glenova
Parabens Canada pela selecao…
e pro Brasil fica as passarelas da moda.
Michael Phelps e o Rally na Bolsa
Ok segundo a revista BusinessWeek: “THE CRISES IN OVER”.
Bom gracas aos magos de Wall Street o dinheiro em caixa do Goldman Sachs recheado com a ajuda do governo, na minha opiniao, a bolsa teve o melhor Rally (alta constante e ininterrupta) nos ultimos 20 anos.
Isso foi um fenomeno mundial, pois afinal a crise eh mundial, entao o rally tem que ser mundial tambem, nao?
Do ponto mais baixo ao mais alto na bolsa da Australia foi uma valorizacao de 35% em 5 meses. Isso eh praticamente o triplo do retorno ANUAL historico da bolsa.
Na China nem se fala. Negocio da China. 80% no ano
“The bourse has now risen for five consecutive months and has soared 34.9 per cent since closing at a 5 1/2-year low of 3145.5 on March 6, a date that now appears to mark the bottom of the bruising global bear market. The market has added $305 billion in market capitalisation since the March low point.”
Nesta mesma semana um tal alemao chamado Biedermann bateu o recorde de Ian Thorpe, o torpedo, dos 400m livre e bateu tambem o dos 200m livre de Phelps. Nao somente bateu o recorde de Phelps, mas ficou com o ouro na prova.

O melhor nadador de todos os tempos, pelo menos o atleta que ganhou mais medalhas de ouro em uma unica olimpiada, OITO, foi batido por um tal usando um traje MAGICO.
O feito de Phelps nao eh coisa de muito tempo atras. Menos de 12 meses.
Pelo menos o tal alemao assume na entrevista dizendo:
“É tudo graças ao traje. Com ele, sou dois segundos mais rápido”, disse Biedermann.
Eu lembro que cara bom eh quem ganhava nadando de tanga como o Alexander Popov.
Melhor ainda eh Mark Spitz que ganhou 7 metalhas de ouro em Munich 72 sem precisar raspar o bigode.
Eu sempre adorei natacao, mas agora com estes super trajes virou piada e em uma coisa concordo com Michael Phelps: a natacao de hoje NAO EH VERDADE.
Phelps afirmou nesta terça-feira, após perder o recorde mundial dos 200m livre, que a natação na era dos supermaiôs “não é de verdade”.
Assim como o rally nas bolsas: Nao eh verdade.
Pra mim eh apenas uma bolha de estimulos.
Tem correcao pela frente e nao eh pouco.
As melhores oportunidades estao na Crise. Que CRISE?
Voltando no meu assunto predileto: a CRISE.
O que esta havendo com o mundo?
Eramos para estar na pior crise economica dos ultimos 75 anos, somente pior que a crise de 29.
Mas como que em uma crise que originalmente foi causada pela ganacia de bancos e individuos insaciaveis por divida para comprarem cada vez maiores televisores de plasma agora temos bancos batendo recorde de LUCRO?
Mas tinha que ser prejuizo?
Como LUCRO na CRISE? Acho que sao coisas que nao combinam.
Nao sei ate que ponto leem jornal e acompanham a bolsa e o preco de comodities.
Mas o mercado esta em um rally de alta desde o fundo em Marco de 2009. Isso no mundo todo.
Commodities nem se fala
Petroleo Alta de 100%
Aluminio: Alta de 42%
Cobre: Alta de 100%
Nickel: Alta de 87%
Precos tirado do site Kitko
Se esta surpreso com que esta lendo melhor parar de ler e voltar a ver sua novela preferida.
A bolsa Australiana do ponto mais baixo ate o nivel de sexta feira subiu 27%. Comparado com a alta das commodities parece pouco, mas o dado historico diz que a bolsa sobre em media 12% ao ano. Mas em apenas 5 meses do ano, de Marco a Julho a bolsa sobre mais que o dobro da media.
Ai voce pode confirmar que AS MELHORES OPORTUNIDADES ESTAO NA CRISE.
Gostaria de comentar sobre um dos bancos que tiveram lucro recorde neste trimestre.
Goldman Sachs ou Goldman SUCKS para alguns.
O anuncio do resultado do Goldmand ha duas semanas atras desencadeou uma euforia de mercado em que parece que noticia ruim eh detalhe. Foram 9 pregoes consecutivos de alta com uma pequena baixa e a alta voltou ao mercado na ultima sexta feira.
O lucro do banco no trimestre comparaco com o ano passado teve um aumento de 65% para 3.44 bilhoes de dolares
Lembrando que: as melhores oportunidades estao na crise.
Se voce leu o post passado vai entender melhor o que vou falar.
Na estoria de Joao, que eh o banqueiro, fazia dinheiro emprestando dinheiro a juros, fazendo a economia girar.
Ai deve pensar que o Goldman fez um bom trabalho este ultimo trimestre emprestando dinheiro e ganhando juros. Certo?
Errado.
Dos $13.76 billhoes de receita liquida no trimestre 78% veio de especulacao, em outras palavras, apostas em sua mesa de operacoes ou na divisao de “Trading and Principal Investments”.
Isso foi um aumento de 93% em relacao ao ano passado.
A receita de operacoes de emprestimos cairam. Nao precisava nem mencionar isso, pois pra quem sabe matematica da terceira ler este paragrafo eh redundancia.
Mas agora me diga uma coisa. A situacao da economia e seus fundamentos estao em niveis normais comparados com o ano passado?
Digo fundamentos que afetam nos mortais.
Desemprego
Vendas no Varejo
Preco de ativos
Se voce nao sabe a resposta ela eh NAO a proposito.
Mesmo assim alguns bancos estao deitando e rolando.
Eles emprestam a 0.25% do banco central pra ganhar em investimentos de 3 digitos em 3 meses.
Goldman Sachs recebeu do governo no programa TARP (Trouble Asset Relieff Program) 13Bi de dolares.
TARP traduzido eh Programa para aliviar ativos problematicos.
Lembra da estorinha do dinheiro emprestado onde Joao pegou o relogio como garantia? Entao os ativos problematicos eh aquela montanha de dinheiro que nao valem nada.
O governo tem uma boa desculpa pra isso, pois esta ate fazendo dinheiro em ter emprestado dinheiro pro Goldman
Segundo a Bloomberg o retorno anualizado de 23%.
Eh um negocio da China
Falando em China.
Podemos entender como que os precos das commodities subiram tanto nos ultimos meses, mas que a demanda real por elas esta caindo.
Mas perai!!!!! A gente nao aprende na escola de economia que o preco so sobre quando tem demanda.
Certo! A teoria nao mudou.
A nao ser que alguem compra freneticamente sem precisar do bem.
Eh o que a China vem fazendo nos ultimos 4 meses.
Socando os celeiros de minerio de ferro e outras commodities.
Ora se Petroleo estava 140 dolares ano passado comprar hoje a 70 eh um bom negocio. Mesmo que eu nao preciso dele hoje.
Isso me faz lembrar a epoca de Sarney onde a gente fazia estoque de papel higienico.
Papel higienico? Isso nao esta me cheirando bem. Na verdade o cheiro disso eh um so. Inflacao. Mas isso fica para um outro topico.
Ja que jornalista gosta de comparar a crise de 29 com esta crise gostaria de finalizar mostrando um Grafico da Quebra da bolsa.
Esse eu tive o cuidado de baixar o dado na internet e fazer no meu excel. Dados sao de Yahoo Finance.
Veja que a queda repentina em Outubro de 1929 tiveram varios pequenos e curtos rally ate fechar no fundo do poco em 1932.

E demorou 25 anos para voltar ao normal.

Tem gente que ficou rica?
Sim. Poucos
Tem gente que quebrou?
Sim Muitos.
Dejavu.
Por hoje eh so.

Comentários